Results for 'Vitor E. Valenti'

965 found
Order:
  1.  61
    Global chaotic parameters of heart rate variability during mental task.Anne M. G. Fontes, David M. Garner, Luiz Carlos De Abreu, Juliana C. Barbosa, Elisangela Vilar De Assis, Ana Cecília A. De Souza, Andrey A. Porto & Vitor E. Valenti - 2016 - Complexity 21 (5):300-307.
  2.  36
    Linear and Complex Measures of Heart Rate Variability during Exposure to Traffic Noise in Healthy Women.Myrela Alves, David M. Garner, Anne M. G. G. Fontes, Luiz Vinicius de Alcantara Sousa & Vitor E. Valenti - 2018 - Complexity 2018:1-14.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  56
    Heart rate variability analysis by chaotic global techniques in children with attention deficit hyperactivity disorder.Rubens Wajnsztejn, Tatiana Dias De Carvalho, David M. Garner, Luiz Carlos Marques Vanderlei, Moacir Fernandes Godoy, Rodrigo Daminello Raimundo, Celso Ferreira, Vitor E. Valenti & Luiz Carlos De Abreu - 2016 - Complexity 21 (6):412-419.
  4.  71
    Ontological foundations for software requirements with a focus on requirements at runtime.Bruno Borlini Duarte, Andre Luiz de Castro Leal, Ricardo de Almeida Falbo, Giancarlo Guizzardi, Renata S. S. Guizzardi & Vítor E. Silva Souza - 2018 - Applied ontology 13 (2):73-105.
    The use of Requirements at Runtime (RRT) is an emerging research area. Many methods and frameworks that make use of requirements models during software execution can be found in the literature. How...
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  27
    A goal-oriented framework for ontology reuse.Cássio C. Reginato, Jordana S. Salamon, Gabriel G. Nogueira, Monalessa P. Barcellos, Vítor E. Silva Souza, Maxwell E. Monteiro & Renata Guizzardi - 2022 - Applied ontology 17 (3):365-399.
    Ontologies have been successfully used to assign semantics in the Semantic Web context, to support integration of data from different systems or different sources, and to enable reasoning. However, building ontologies is not a trivial task. Ontology reuse can help in this matter. The search and selection of ontologies to be reused should consider the alignment between their scope and the scope of the ontology being developed. In this paper, we discuss how goal modeling can be helpful in this context (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Ricardo de Almeida Falbo (1964–2020).Giancarlo Guizzardi, João Paulo A. Almeida, Monalessa Perini Barcellos, Renata Silva Souza Guizzardi & Vítor E. Silva Souza - 2020 - Applied ontology 15 (3):241-243.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  48
    A Evolucao do Pensamento Dialetico.A Dialetica Transcendental e Suas Consequencias.Arthur Child & E. Vitor Visconti - 1948 - Philosophy and Phenomenological Research 9 (2):342.
  8.  5
    Sobre Pachukanis, pachukanianos e o esgotamento de um ponto de partida.Vitor Bartoletti Sartori - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Neste artigo, pretendemos demostrar que a crítica marxista ao direito precisa ir além de Pachukanis e do horizonte consolidado pelos pachukanianos no Brasil. Primeiramente, isso ocorre porque os propósitos do autor de Teoria geral do direito e o marxismo eram muito mais ambiciosos que os realizados em seu livro. Em segundo lugar, não é possível ter a obra de 1924 como referência à moda dos pachukanianos, já que mesmo os expoentes mais competentes da crítica marxista que têm por base o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Sobre as formas e figuras econômicas diante das formas jurídicas em Marx: um embate com Pachukanis.Vitor Bartoletti Sartori - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):01-63.
    A partir da correlação existente entre a forma-mercadoria e a forma jurídica do contrato, analisaremos o tratamento marxiano do Direito. Procuramos demonstrar que essa ligação mencionada está presente no autor, mas não basta para a crítica marxiana. São essenciais ao tratamento de Marx sobre a esfera jurídica a relação existente entre as formas econômicas da mercadoria, do dinheiro e do capital, bem como seus respectivos fetichismos. Também se tem que a análise, principalmente no livro III de O capital, das figuras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Educação formal, não-formal e Hip Hop contextos e desafios educacionais no Brasil e Cabo Verde.Vitor Mafra - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):139-155.
    O modelo escolar moderno que foi universalizado durante o século XX, mostrou-se incapacitado de responder todas as demandas sociais que lhe foram impostas. Dessa forma, durante a segunda metade deste século a crise do sistema de ensino formal deu abertura a diversos debates sobre questões que permeiam a ação de educar, como os espaços, os atores e porque não sobre próprio conceito: o que é educar? Sendo assim, neste artigo trago reflexões sobre a educação formal, dentre outras formas, analisando o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  33
    Redemocratização e hegemonia: educação política e movimentos populares nos anos 1978-1989.Vitor Martins Fraga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 364.
    Desde os anos 1960, muitos educadores populares atuaram no Brasil com “objetivos políticos”, buscando construir uma hegemonia popular alcançada “antes de conquistar o poder governamental”. Pretende-se pesquisar a contribuição dessa síntese fecunda entre educação e política nos movimentos populares para o declínio do regime autoritário e para o fortalecimento de um projeto popular de democracia, que disputou a hegemonia política nos anos 1978-1989, bem como analisar os desdobramentos, limites e possibilidades atuais desse projeto, através da consulta a documentos e fontes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Poder de convencimento e narração imagética na pintura portuguesa da contra-reforma.Vítor Serrão - 2005 - Cultura:65-76.
    A linguagem de comunicabilidade da imagética barroca expressa-se com inesperado ênfase no caso de uma desconhecida tela que representa Jesus Cristo perante Caifás e a negação de S. Pedro, num altar do Convento dos frades eremitas paulistas da vila de Portel. Pintada cerca de 1660, essa tela, que se inspira numa estampa nórdica de Schelte a Bolswert segundo modelo caravagesco de Gerard Seghers, leva a colocar a questão do papel assumido pela gravura italo­flamenga (a estampa solta e a estampa de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Fenômeno e conflito: Sexto contra Porchat.Vítor Hirschbruch Schvartz - 2020 - Discurso 50 (2):181-192.
    A leitura da obra de Sexto Empírico que Porchat nos legou apresenta uma inovadora interpretação do conceito cético de phainómenon. Tal interpretação explicitou, ao contrário do que comumente é feito, o enorme alcance e largo escopo de tal conceito, sem, contudo, subtrair do pirronismo boa parte do radicalismo típico de uma filosofia sem crenças. O fenômeno, ou “aquilo que aparece”, é o critério de ação do ceticismo, após a conhecida suspensão do juízo sobre tudo. Ele desempenha também, não obstante, um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    A jardinagem das memórias e o miosótis de um planeta desconhecido: memória e experiência do tempo na hermenêutica narrativista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Griot 23 (1):1-27.
    Trata-se de um estudo comparativo entre as ideias do filósofo Paul Ricoeur (1913 – 2005) e do romancista Milan Kundera (1929-) sobre as experiências do tempo e da memória. Parte-se de uma comparação inicial das ideias de ambos os pensadores acerca dos temas da ipseidade, da História e da experiência do tempo. Em um segundo momento, o pensamento de ambos os autores é colocado em confrontação crítica, em especial no que concerne aos seus respectivos entendimentos sobre a natureza da experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Elementos Gnósticos Em “o Ser e o Nada”.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2022 - Dissertatio 56:107-137.
    Trata-se da exploração da hipótese da presença de elementos gnósticos em O ser e o nada, de Jean-Paul Sartre. Primeiramente, mediante reconstrução das análises de Gerd Bornheim e Joseph Fell, pretende-se enfatizar as consequências niilistas da ontologia sartreana. Em um segundo momento, será mapeada a presença de temas e de um imaginário gnóstico, tal como proposto por Hans Jonas, no existencialismo sartreano. Por fim, a hermenêutica narrativista de Ricoeur será apresentada como via por meio da qual é possível se desviar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Presentismo e a Experiência Viva Do Tempo: Uma Aproximação Existencial e Narrativista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):317.
    Trata-se de uma tentativa de atualização das premissas da teoria da identidade narrativa de Paul Ricoeur diante do desafio lançado pelo presentismo tal como concebido por François Hartog. Nessa direção, em um primeiro momento serão apresentados elementos que enfatizam a presença da influência da teoria agostiniana do tríplice presente na noção ricoeuriana de experiência viva bem como na teoria da história de Reinhart Koselleck e no existencialismo sartreano. Em um segundo momento, será avaliada a possibilidade de equacionar a experiência viva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    Família, Latifúndio e Poder: as bases do coronelismo no Norte de Minas Gerais durante a Primeira República.Vítor Fonseca Figueiredo & Camila Gonçalves Silva - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    EHRMAN, Bart D. O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse? Quem Mudou a Bíblia e Por Quê. São Paulo: Prestígio, 2006.Vitor Grando - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):183-187.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    A fenomenologia e o paradigma naturalista.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):270-296.
    Trata-se de um breve e parcial recenseamento do paradigma naturalista em desenvolvimentos clássicos e recentes da filosofia fenomenológica. Em um primeiro momento, tentar-se-á estabelecer elementos mínimos acerca do que pode ser considerado um “paradigma filosófico”. Em seguida, será mostrada uma presença improvável e discreta da física enquanto imaginário privilegiado na ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Também será explorada a resistência de Paul Ricoeur ao reducionismo neurobiológico, bem como uma improvável presença de um enquadramento naturalista na base de sua antropologia filosófica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    O Romance e a Identidade Narrativa: Kundera No Laboratório de Ricoeur.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):49-66.
    Trata-se de traçar uma aproximação comparativa entre dois autores oriundos de campos distintos do saber e da cultura e visualizar a mútua contribuição decorrente dessa aproximação, a saber, entre a filosofia de Paul Ricoeur (1913-2005) e o romance de Milan Kundera (1929-). Na medida em que tanto a filosofia de Ricoeur quanto a prosa ficcional de Kundera refletem sobre a constituição da subjetividade na modernidade, a presente contribuição visa estabelecer paralelos entre suas concepções de subjetividade e suas reflexões sobre os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Poesia e filosofia.Daniel Arelli, Vitor Cei, André Tessaro Pelinser & Letícia Malloy - 2021 - Perspectivas 5 (2):138-152.
    Daniel Arelli, poeta e filósofo de Belo Horizonte, tem se destacado no cenário daliteratura brasileira contemporânea. Em entrevista concedida aos pesquisadores do projeto“Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas”, que consiste em mapeamento da literaturabrasileira do início do século XXI a partir da perspectiva dos próprios escritores, o autordiscorre sobre seu processo de escrita criativa, comenta a relação entre filosofia e poesia, debateo problema da filosofia brasileira, avalia a recepção de sua obra e reflete sobre outras questõeséticas e estéticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Retórica forense e ideologia nel giovane D'Andrea.Vitor Ivo Comparato - forthcoming - Bollettino Del Centro di Studi Vichiani. Nápoles, Nº Vi.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Resenha de “Escola Partida: Ética e Política Em Sala de Aula”, de Ronai Rocha.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):125-127.
    “Ex nihilo nihil fit” é uma máxima da metafísica e da teologia medievais que, digamos, tinha como finalidade ajudar na organização do inventário de uma herança cultural cujas bases não eram compatíveis com aquelas do pensamento cristão no qual o universo é Criação de um Criador. A ideia de que “do nada, nada vem” pode ser talvez identificada como a ideia central do novo livro do professor Ronai Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria, intitulado Escola partida: ética e política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    A organização militar (stratiotiké sýntaxis) e a estrutura econômica e política do império Persa na Ciropédia de Xenofonte.Vitor de Simoni Milione - 2024 - Araucaria 26 (56).
    Este artigo tem como objetivo analisar um aspecto da filosofia política de Xenofonte comumente negligenciado pelos interprétes: a organização militar, isto é, a hierarquia e a cadeia de comando, como o elemento que oferece a estrutura econômica e política do império Persa descrito na _Ciropédia_. A transposição desse modelo militar hierárquico confere à estrutura do Estado persa um caráter racional que visa, do ponto de vista econômico, a eficiência na produção de recursos e o equilíbrio fiscal; e, do ponto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Para além da dicotomia entre corpo e alma: notas sobre o “argumento da afinidade” (77e-80d) no Fédon de Platão.Vitor de Simoni Milione - 2024 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 34:e03421.
    O terceiro argumento a favor da imortalidade da alma no Fédon, que a tradição exegética também costuma chamar de “argumento da afinidade” (77e-80d), apresenta uma curiosa relação entre corpo e alma que, por vezes, é vista por intérpretes como uma dicotoma radical. Para discutir esse trecho do Fédon na tentativa de ultrapassar a suposta dicotomia entre alma e corpo que se imputa a Platão neste diálogo, propõe-se neste artigo uma análise minuciosa do argumento em duas etapas, ele próprio consistindo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Professor, o senhor é gay?: e outros textos políticos.Vitor Hugo Fernandes - 2022 - Curitiba, PR: Kotter Editorial.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  78
    L'invention du moi.Vitor Sommavilla de Souza Barros - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):613-618.
    Montaigne, no "De l'art de conferer", discute critérios que permitem distinguir os homens segundo suas capacidades (suffisances). A "maneira" de discursar ocupa o centro desta questão e entre suas qualidades se destaca a "ordem", que nos é apresentada, sobretudo, a partir dos desvios da "tolice" (sottise) e "obstinação" (opiniastreté), símbolos do dogmatismo e de uma errônea lide com os saberes que se apoiam na memória. Procura-se mostrar que a ordem se funda na assimilação e penetração do julgamento nas matérias que (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  35
    On the origins of Freud's conception of the natural sciences.Vitor Orquiza de Carvalho & Luiz Roberto Monzani - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):781-809.
    RESUMO O artigo examina algumas influências teóricas de Freud para recuperar os valores epistemológicos que subjazem à composição de sua concepção de ciência da natureza. Se, por um lado, Freud teve acesso ao pensamento de autores específicos que participaram efetivamente dos caminhos percorridos pela psicologia em sua reivindicação de uma identidade científica, por meio de entrelaçamentos com a física e a fisiologia, por outro lado, ele também teve contato com certos filósofos que lhe permitiram uma aproximação a alguns defensores da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Indifferenza e ambiguità.Cesare Valenti - 1974 - Napoli: Guida.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Primi e nuovi saggi di filosofia contemporanea e moderna.Cesare Valenti - 1969 - Messina,: Editrice Peloritana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    O Romance Como Expediente Hermenêutico: Sobre a Historicidade e a Singularidade Do Existente Humano.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Revista Guairacá de Filosofia 36 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    O Fenômeno da Captura e a Independência Das Agências Reguladoras No Brasil.Vitor Gabriel Garnica & Marlene Kempfer - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):43.
    A pesquisa desenvolve o tema das agências reguladoras que são órgãos públicos submetidos a um regime jurídico especial. Este indica a independência de sua composição e de atuação como condição de legalidade e de legitimidade. Aponta-se o fenômeno da captura, que poderá ocorrer naqueles dois momentos, como sendo uma forma de corrupção a desestabilizar o modelo das agências implementado no Brasil a partir de 1997. O percurso dos estudos considera método qualitativo a partir da doutrina e da legislação em vigor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    Poético, narrativo, romanesco.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    Trata-se de uma exploração de três perspectivas acerca da relação entre nosso modo de habitar ou estar no mundo e entre práticas discursivas distintas daquela da filosofia tradicional. Em um primeiro momento, será explorada a perspectiva heideggeriana acerca da ideia de um habitar poético enquanto distinta atitude e sensibilidade diante do ente em geral. Em seguida, em resposta ao suposto afastamento heideggeriano do âmbito ordinário dos entes da ocupação cotidiana, se explorará a hermenêutica narrativista de Paul Ricoeur, em especial no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A distorção no uso de medidas provisórias na seara tributária E seus reflexos na ilegalidade da mp 685/2015.Paulo Vítor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A DISTORÇÃO NO USO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS NA SEARA TRIBUTÁRIA E SEUS REFLEXOS NA ILEGALIDADE DA MP 685/2015.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    A ressurreição da teologia natural na filosofia analítica do século XX.Vitor Grando - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):18-30.
    This present research seeks to introduce to some of the recent developments in analytical philosophy of religion. Thus, the revival of philosophical theism in scholarly debates in the analytic philosophy ocurring since the 60' will be looked at. As a byproduct of this revival, natural theology makes a comeback with its traditional arguments for the existence of God. We discuss this in light of the controversy on same subject involving theologians Karl Barth and Emil Brunner.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A responsabilidade do estado na terceirização: Um paralelo entre O direito à verba alimentar do trabalhador E a promoção do estado segurador do segmento privado.Paulo Vitor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA TERCEIRIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE O DIREITO À VERBA ALIMENTAR DO TRABALHADOR E A PROMOÇÃO DO ESTADO SEGURADOR DO SEGMENTO PRIVADO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Scotus acerca da distinção entre natureza e hecceidade.Vitor Ferreira de Romariz Bragança - 2024 - Patristica Et Mediaevalia 45 (1):139-152.
    Com o presente artigo busco analisar e avaliar a aplicação do que Duns Scotus (_c__._ 1265-1308) classifica como distinções qualificadas à relação entre um princípio de individuação ou hecceidade e a natureza específica que lhe corresponde. No _milieu_ escotista, uma distinção qualificada é tradicionalmente retratada como qualquer distinção que exija inseparabilidade entre seus _distinguenda_, ao passo que uma distinção inqualificada é usualmente vista como exigindo o oposto: separabilidade. A conclusão que defendo é que a única distinção qualificada passível de ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Filosofia e educação.Vitor Gomes da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:119-126.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Autonomia e Dignidade Em Kant e a Eutanásia Voluntária.Fábio Valenti Possamai - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):64-72.
    A discussão envolvendo a eutanásia levanta atualmente importantes questões no campo da Bioética. Alguns a enxergam como um instrumento de alívio para os que perderam a dignidade de viver; outros a vêem como algo similar ao suicídio assistido. O termo "eutanásia" deriva do grego euthanasía e significa "boa morte", ou seja, uma morte sem sofrimento – mais precisamente, uma morte a fim de evitar um sofrimento desnecessário. Atualmente utilizam-se várias classificações para a eutanásia: eutanásia ativa e passiva; eutanásia voluntária, não-voluntária (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    As formas jurídicas em "O capital".Vitor Bartoletti Sartori - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):124-155.
    Apesar da força e difusão da teoria pachukaniana segundo a qual a forma jurídica é uma decorrência da forma mercantil, pretendemos demonstrar que a categoria forma jurídica não é tão central a Marx quanto parece ser à primeira vista. Formas como o contrato, a propriedade, a justiça, as transações jurídicas, as garantias jurídicas, são criticadas por Marx, certamente. No entanto, procuraremos explicitar, a partir da leitura de O capital, principalmente do livro III, que isto se dá ao passo que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    Do indivíduo agente à unidade do múltiplo: A substância em Leibniz.Vítor Beghini - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:373-390.
    Este artigo busca mapear as diferenças e transformações que marcam a trajetória da noção leibniziana de substância ao longo dos quase trinta anos que separam suas primeiras e últimas sínteses de ar sistemático; percurso que vai do _Discurso de Metafísica_ à _Monadologia_ e aos _Princípios da Natureza e da Graça _. Poderemos, deste modo, fornecer um quadro de mecanismos conceituais e doutrinários que nos permita melhor compreender o estatuto coesivo de sua obra filosófica, donde encontraremos uma noção ampla mas singular (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    O futuro ausente no presente.Vitor Bartoleti Sartori - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Analisaremos O futuro ausente, de José Chasin. Intentamos demonstrar a atualidade desse texto em um momento em que, na melhor das hipóteses, aquilo criticado pelo autor é visto como solução pela autoproclamada esquerda. Para tanto, analisaremos a correlação colocada entre ontologia e política na atualidade. Posteriormente, mostraremos que Chasin analisa o melhor da concepção ontopositiva da política com o fim de explicar a gênese e a estrutura do pensamento político, bem como da própria política. Por fim, pretendemos deixar claro que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Os juristas nas Teorias do mais-valor de Karl Marx.Vitor Sartori - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):330-352.
    Resumo: pretendemos mostrar, a partir daquilo que José Chasin chamou de análise imanente, o modo pelo qual Karl Marx, em seu Teorias do mais-valor, analisou o trabalho produtivo ao ter em conta o desenvolvimento da burguesia e o surgimento de camadas intermediárias entre o proletariado, a burguesia e o processo imediato de produção. Em um primeiro momento, com Smith e a crítica diante da sociabilidade feudal, haveria um elogio do trabalho produtivo e uma crítica à improdutividade do trabalho de comerciantes, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    The Influence of the Coaches’ Demographics on Young Swimmers’ Performance and Technical Determinants.Daniel A. Marinho, Tiago M. Barbosa, Vitor P. Lopes, Pedro Forte, Argyris G. Toubekis & Jorge E. Morais - 2020 - Frontiers in Psychology 11:560959.
    The purpose of this study was to understand the relationship between the coaches’ demographics (academic degree and/or coaching level and/or coaching experience) and young swimmers’ performance and technical ability. The sample was composed by 151 young swimmers (75 boys and 76 girls: 13.02 ± 1.19 years old, 49.97 ± 8.77 kg of body mass, 1.60 ± 0.08 m of height, 1.66 ± 0.09 m of arm span), from seven different clubs. Seven coaches (one per club) were responsible for the training (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Ausência e sujeição ao presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault.Francisco Vítor Macêdo Pereira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):1-20.
    The irrecusable consolidation of an expansion-consumption-tolerance regime rectifies every symbolic manifestation of the present in a common life. The symptoms of today's civilization of consumption, in subjectivities and in their bodies, sum up the composition of suitable orders - of individual and collective relations - under the signs of economic development, legal guarantees, vulgar erotomania, and banal liberalities; who have magnetized themselves, minions, at all levels of experience and culture in the present time. The present signs and codes of a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  34
    A journey through computability, topology and analysis.Manlio Valenti - 2022 - Bulletin of Symbolic Logic 28 (2):266-267.
    This thesis is devoted to the exploration of the complexity of some mathematical problems using the framework of computable analysis and descriptive set theory. We will especially focus on Weihrauch reducibility as a means to compare the uniform computational strength of problems. After a short introduction of the relevant background notions, we investigate the uniform computational content of problems arising from theorems that lie at the higher levels of the reverse mathematics hierarchy.We first analyze the strength of the open and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Nas trilhas da imanência.Vitor Sartori - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):482-486.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  34
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo Dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a pertinência do recurso da narração tanto na representação quanto da própria constituição da ipseidade. Para realizar esse intento, optou-se por uma estratégia comparativa entre uma posição antinarrativista e uma narrativista no que concerne aos poderes da narração em apreender e compor o domínio das identificações. Em um primeiro momento será realizada uma reconstrução das posições de Jean-Paul Sartre acerca da narração tendo por base a ontologia fenomenológica de O ser e o nada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A Insustentável Leveza Do Ser-Para-Si: Uma Leitura Sartreana de Milan Kundera.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (8):61-78.
    Este artigo pretende explorar brevemente algumas noções centrais do existencialismo presentes na prosa romanesca de Milan Kundera em A insustentável leveza do ser, à luz dos conceitos filosóficos e da especulação fenomenológica de Jean-Paul Sartre em O ser e o nada.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Phaedo 62b: the prohibition of suicide and the enigma of the phrourá.Vitor De Simoni Milione - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02803.
    No final do prólogo do Fédon, há uma tensão entre desejo de morte e proibição do suicídio entendida por Cebes como um contrassenso manifesto. Contudo, o que se mostra um disparate é na realidade o recurso platônico para introduzir grandes temas que serão trabalhados ao longo do diálogo. Delinear-se-á, numa curiosa trama de mythos e lógos, um ponto crucial que reverbera no restante do diálogo e que possui, com efeito, grande envergadura para o pensamento filosófico e religioso posterior: trata-se do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965